Economia

VAMOS ENTENDER A INFLAÇÃO NA ECONOMIA

 

Por Arly Oliveira de Belo Horizonte

  1. Definição Inflação, também chamada de taxa de inflação, é o aumento dos preços de bens, itens de consumo, alimentos e serviços em um determinado período, como meses, trimestres ou anos. A inflação é causada principalmente pelo aumento dos custos durante a produção e vendas. Um exemplo comum e conhecido é o aumento na taxa do dólar, que afeta os itens importados para suprir os insumos de produção devido à insuficiência interna no país, como a importação de trigo e milho, entre outros.

 

2. Principais causas da inflação

  • Desequilíbrio entre oferta e demanda: Os preços podem aumentar quando a quantidade de bens, produtos e serviços disponíveis para consumo é menor do que a quantidade desejada.
  • Emissão de moeda acima das quantidades necessárias: Quando a impressão de dinheiro é superior à quantidade de mercadorias e produtos em circulação, ocorre uma elevação geral de preços e um aumento da inflação. Isso também acontece quando os gastos do governo são superiores à arrecadação, levando à emissão de mais dinheiro para cobrir o déficit.
  • Custos de produção elevados: Quando os custos para fabricar um produto aumentam, esses custos são repassados ao consumidor final, elevando os preços. O mesmo ocorre com serviços em geral.
  • Expectativa de aumento de preços e custos futuros: Embora tenha baixa incidência atualmente, houve tempos em que a expectativa de inflação futura levava ao aumento de preços, realimentando o processo inflacionário. Este exemplo serve mais como didático.

No próximo episódio, abordaremos: Tipos de inflação; Consequências da inflação; Principais medidas conhecidas para reduzir a inflação.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *